5 DICAS PARA CUIDAR DA SAÚDE FINANCEIRA DA SUA EMPRESA


Adriana Marinho


As questões financeiras são motivo de atenção especial na vida de qualquer pessoa. Todo adulto que conduz a própria vida, que tem uma família, que trabalha e que tem contas a pagar sabe que deve cuidar do dinheiro que recebe e dos seus gastos para não ficar no vermelho. Com os empreendedores não é diferente. É preciso cuidar das finanças para que o negócio prospere, porque se as contas ficarem no vermelho, significa que a saúde da empresa vai mal.


Quem tem um negócio próprio ou pensa em começar um já deve se preparar para os períodos de instabilidade, que podem ocorrer tanto no início quanto no desenvolvimento de qualquer empreendimento. Mas é possível minimizar os riscos e evitar os prejuízos. O importante é conhecer as principais estratégias que ajudam na gestão financeira da sua empresa. Então, fique atenta a essas 5 dicas:


1. Trace um plano financeiro

Trace um plano com objetivos mensais para que possa planejar ações que lhe possibilitem alcançar a sua meta, eliminando ações não rentáveis. Ao traçar o seu plano, considere situações imprevistas desfavoráveis que podem gerar gastos e pense num modo de compensação.


2. Não coloque finanças pessoais nas contas da empresa

Misturar as finanças pessoais com as da empresa é um erro fatal, talvez o primeiro passo em direção à falência. Esse erro comum dificulta o controle de gastos e de faturamento da empresa, camufla os resultados e dá a falsa impressão de estabilidade. Portanto, não misture as contas!


3. Acompanhe os fluxos de caixa

Para se ter noção do capital disponível para fazer investimentos no negócio, é preciso fazer um rigoroso controle de toda entrada e saída de dinheiro. Esse controle mostra se há excedente ou escassez de recursos e favorece medidas para aumentar a rentabilidade da empresa.


4. Faça uso da tecnologia

As tecnologias simplificam os processos de gestão, pois geralmente favorecem a otimização do tempo e reduzem custos com processos. Além disso, aplicativos e softwares de gestão geram relatórios mais confiáveis.


5. Avalie o desempenho do seu negócio

Quando os resultados são comparados aos processos, é possível avaliar o desempenho do negócio. Com essa avaliação é possível perceber quais estratégias estão contribuindo positivamente e quais precisam melhorar para que o negócio dê o resultado esperado.


As estratégias de gestão estão implicam diretamente na saúde financeira da empresa. Fique de olho em todos os processos e siga essas dicas para que a sua empresa prospere. Trabalhe para que possa administrar os seus lucros, e não os prejuízos!



Redação: Intertexto

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo