A BUSCA POR CONSELHOS SÁBIOS


Adriana Marinho



Você já viveu uma situação em que precisava tomar uma decisão e seu coração te deixava em dúvida? Alguma situação em que a sua vontade te indicava uma direção e o seu coração indicava outra? Quando acontece um embate entre razão e coração, tomar a decisão certa se torna algo quase improvável. Por isso, em momentos assim, é bom respirar fundo e procurar alguém de confiança para se aconselhar.


Recentemente eu me vi num embate que me afligia muito. Eu tinha diante de mim a possiblidade de ingressar no curso de mestrado aqui em Portugal, um grande sonho meu. A dúvida surgiu quando pensei no controle financeiro, pois fiz investimentos pessoais e profissionais que comprometem parte do meu orçamento até o ano de 2022. Era hora de colocar tudo na balança e fazer uma escolha consciente.


Bem, o mestrado é mais que um investimento profissional, é um sonho que se tornou uma meta. Em 2020 eu me inscrevi, obtive uma boa colocação nos resultados e não pude me matricular devido ao meu tempo de residência em Portugal (faltavam 2 meses para que eu completasse os 2 anos de residência exigidos pela instituição). Isso me frustrou muito, por isso decidi que em 2021 eu tentaria outra vez. E assim fiz.

Novamente me inscrevi, consegui uma boa colocação e só faltava efetuar a matrícula para alcançar a minha meta. Embora tudo já estivesse efetivado na minha cabeça, meu coração não concordava em fazer isso. Foi quando percebi que a minha indecisão precisava de socorro.


Resolvi então buscar o conselho de alguém que tivesse sabedoria. Entrei em contato com a minha mãe e expliquei tudo o que estava acontecendo. Como ela não está diretamente envolvida na situação, pode perceber aspectos que eu não vejo com tanta clareza. E ela sabiamente me orientou a fazer uma coisa de cada vez, honrar os compromissos que já fiz e fazer novos investimentos depois, para não comprometer o meu orçamento e as responsabilidades que já assumi.


Obviamente acatei os conselhos da minha mãe, e te aconselho a fazer o mesmo se estiver em situação parecida. Ela não tem muito estudo, não tem mestrado, doutorado, mas adquiriu experiência e tem um olhar diferenciado sobre a vida. E quer saber mais? Conselho de mãe é um conselho que vem do coração, e se vem do coração de mãe, vem do coração de Deus. Conselho de mãe é a prudência divina compartilhada nos momentos de indecisão.


Redação: @_intertexto

4 visualizações0 comentário