A IMPORTÂNCIA DAS MÍDIAS SOCIAIS PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO


Adriana Marinho


Não há como negar que as mídias sociais chegaram para ficar. Com a internet, várias tecnologias vieram parar em nossas mãos e hoje usamos seus recursos quase intuitivamente. Mas quem é empreendedor não pode ser um mero usuário, devemos estar atentos para usufruir de todos os benefícios que a internet nos oferece. Leia o artigo completo para entender melhor como funciona.


Você sabe o que são as mídias sociais?

Se você já assistiu a um vídeo no Youtube, se tem uma conta no Facebook, se acessa o Instagram ou se já leu algum texto em um blog, sim, você já interagiu nas mídias sociais. Mídia social é todo meio digital usado para compartilhar informações e promover interações. Entre as mídias sociais mais conhecidas estão essas que mencionei e outras redes sociais, como Twitter, Linkedin e TikTok.


E qual é a importância desses canais para o seu negócio?

Como a internet pode ser livremente acessada por muita gente, essas mídias sociais funcionam como um grande veículo de comunicação. Elas são um excelente canal de marketing para quem tem negócios, pois alcançam grande número de pessoas, viabilizam a divulgação de produtos e serviços, e criam relações próximas entre público e empresa.


- Facebook: permite criar gratuitamente uma página ou uma loja virtual para o seu negócio; disponibiliza canais diretos de contato e de atendimento, como telefone, e-mail e site; permite publicidade gratuita por meio de vídeos, imagens e textos, mas também pode expandir a sua publicação fazendo dela um anúncio patrocinado, com baixo custo. A plataforma traz orientações claras e objetivas e tem ferramentas de publicação que permitem deixar suas postagens previamente programadas.


- Instagram: as funções dessa rede social são bem parecidas com aquelas do Facebook, a diferença é que o Instagram é a rede social do momento, onde acontece o maior número de interações, com 1 bilhão de usuários ativos mensais. O app é essencialmente visual, por isso é bom postar as suas melhores imagens e ter um feed organizado. É possível também promover anúncios e interagir com o público através dos reels e dos stories, usando enquetes, caixas de pergunta e criando chamados para o público interagir. As lives também são um ótimo recurso para se aproximar do seu público.


- Youtube: é o mais completo portal de vídeos da internet. A plataforma permite que você crie o seu próprio canal e publique vídeos gratuitamente. Cada vídeo pode ter até 15 minutos de duração, mas há ferramentas que possibilitam a publicação de vídeos maiores, caso a conta seja verificada. É um ótimo meio para divulgar seu produto ou serviço de forma gratuita e gerar mais engajamento com a sua marca.


- Twitter: é uma rede social com recursos um pouco diferentes das demais. Ele tem o formato de microblog, mas é possível publicar fotos e vídeos curtos também, porém, os textos publicados devem ser menores. Ao contrário das outras mídias, a ordem das publicações é cronológica, por isso, quanto mais você publicar, mais você aparece para o seu público. Com um baixo investimento, você pode fazer anúncios no Twitter Ads e alcançar mais pessoas.


Mas devemos estar presentes em todas as mídias sociais?

Sim! Quanto mais presença, mais o seu produto ou serviço se torna conhecido. Com a geração de conteúdos e a publicação em mídias diversificadas, você aumenta a sua visibilidade e ganha autoridade no nicho de atuação. Assim, você passa a ser uma referência para o seu público e, consequentemente, aumenta as suas vendas à medida que mostra promove a sua marca. Como a maioria dos recursos é gratuita, não tem contraindicação.


Quer saber mais sobre como usar as mídias sociais para alavancar o seu negócio? Siga-me nas redes sociais (@adrianamarinho.oficial) que lá eu te conto tudo!

Vem comigo!


Redação: Intertexto

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo