ACREDITE EM VOCÊ, TENHA SONHOS


Adriana Marinho

Um grande erro que muitas pessoas cometem é se considerarem incapazes para realizar alguma coisa. Quem não tem a autoconfiança como um traço de sua personalidade está sujeito a fracassar, pois o primeiro passo para superar qualquer desafio é acreditar em si mesmo. O desejo de superar as próprias limitações e alcançar objetivos vem de dentro do próprio ser: sem autoconfiança não há força para atingir os objetivos e, sem sonhos, os objetivos nem existem.

Todo mundo encontra obstáculos ao longo da vida. Desde o nascimento até a velhice o ser humano é exposto a situações desafiadoras que exigem o seu empenho na busca de resolução de algum problema. Muitas vezes chega a ser uma questão de sobrevivência. No caso de uma doença, por exemplo, aqueles que se entregam às limitações e à dor dilatam o sofrimento e estão mais propensos a se distanciar da cura, ao passo que aqueles que mantêm o pensamento positivo e acreditam na cura se colocam mais próximos dela.

Na vida profissional acontece o mesmo: quem não se mantém confiante está fadado a sofrer por estar distante do resultado que almeja. Portanto, é fundamental acreditar em si mesmo. Só é possível desenvolver um bom trabalho e atingir metas se tivermos consciência das nossas competências e acreditarmos que somos capazes de realizar tal tarefa. Para isso, devemos olhar para dentro de nós mesmos e refletir, considerando o nosso potencial, a nossa vontade e os nossos objetivos. Assim construímos a autoconfiança.

Os momentos de reflexão sobre nós mesmos são essenciais e muito valiosos, pois podemos ter a clareza de quais são os nossos sonhos. É a partir dos sonhos que os objetivos são traçados, desde os planos mais simples até os projetos mais complexos. Os sonhos são, ao mesmo tempo, o propósito e o combustível para a realização dos nossos objetivos. Por isso, é necessário observar a própria vida, reconhecer os próprios sonhos e avaliar o tratamento que temos dado a eles.

Os sonhos devem estar em primeiro lugar. Devemos nos movimentar em direção a eles em vez de estacioná-los no plano abstrato para sempre, classificando-os como algo impossível. Quando reconhecemos os nossos sonhos tendemos à sua realização. Mas, para que eles se concretizem, devemos antes de mais nada acreditar em nós mesmos. A autoconfiança é o que nos separa da realização dos nossos sonhos. Jamais devemos perder um ou outro de vista.

Redação: Intertexto

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo