AS DIFICULDADES DA LIDERANÇA


Adriana Marinho



No mundo corporativo existem pessoas com diferentes perfis de personalidade. Não há mal nenhum nisso, mas o empreendedor desavisado pode ter problemas se não for capaz de administrar conflitos. Em alguns casos, é preciso relevar certas particularidades pessoais, mas sem perder a razão e muito menos sem perder a liderança.


No mercado existem muitos profissionais competentes, dependendo da área, mas em determinados setores os profissionais qualificados são raros. É muito difícil aliar perfil profissional e comportamental sem ter problemas, afinal, a personalidade das pessoas nem sempre fica evidente no momento da contratação. Há aquelas que são mais diligentes, proativas, outras são mais passivas e necessitam de orientações constates, e há também aquelas que são impetuosas e mais autônomas, e por isso têm dificuldades de acatar regras, de se acertar com a equipe e com a chefia. No entanto, independentemente do perfil de personalidade, essas pessoas têm muito a contribuir para o sucesso da empresa e não podem ser descartadas inadvertidamente.


Se você tem o desejo de empreender, deve ter em mente que vai precisar administrar conflitos, mesmo que tenha poucos funcionários. Por mais que seja independente, o empreendedor nunca trabalha sozinho, pois as relações interpessoais e as negociações fazem parte da sua rotina. Portanto, seja perante um assistente, um fornecedor ou seus clientes, em qualquer que seja a situação ele precisa assumir a postura de líder.


Não é fácil lidar com desavenças e conflitos sempre irão existir, por isso o espírito de liderança é fundamental a todo empreendedor. Isso implica ter maturidade e jogo de cintura para superar as dificuldades decorrentes da personalidade de cada um e tomar as providências necessárias em casa situação. Ser líder não é mostrar que está sempre com a razão, e sim flexibilizar dentro do possível para evitar prejuízos, como a perda de um bom funcionário, de um fornecedor ou de um cliente. Todo líder deve ser flexível, mas sem perder a firmeza dos seus propósitos.



Redação: @_intertexto

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo