COMO FAZER A GESTÃO FINANCEIRA DA SUA EMPRESA


Adriana Marinho



Fazer a gestão de uma empresa é uma tarefa complexa e de difícil execução, mesmo aos empreendedores mais experientes. Administrar exige atenção, cautela, atitude e muita responsabilidade. Mais do que identificar e solucionar problemas, é preciso preveni-los, especialmente quando se trata do setor financeiro, que é o coração do negócio.


O setor financeiro é o responsável pela gestão dos recursos da empresa. Independentemente do tamanho do negócio e do número de funcionários, esse setor merece atenção especial. É nele que são administradas as contas a pagar, a receber, o capital de giro, entre outros.


Nas grandes empresas, o setor financeiro pode ser estruturado da seguinte forma: tesouraria, que cuida do caixa da empresa; contabilidade, responsável pelo cumprimento da legislação fiscal; contas a pagar, que realiza os pagamentos da empresa a fornecedores, funcionários e despesas gerais; contas a receber, que tem o controle dos créditos que a empresa tem a receber, como vendas a prazo; faturamento, que registra todas as vendas efetivadas pela empresa.


Já com as empresas menores, a estrutura do setor financeiro pode ser mais reduzida. Entretanto, todas essas atividades que fazem parte da gestão financeira devem ser controladas bem de perto, especialmente se forem realizadas por uma só pessoa. Além disso, o empreendedor individual deve ficar atento a essas orientações importantes:

- Nunca gastar mais do que os recursos que se tem;

- Ter relatórios em mãos com dados corretos para tomar decisões acertadas;

- Investir para crescer, mas investir em algo com grande potencial de retorno.


O olhar atento a todos os processos da empresa e a escolha de estratégias de ação viabilizam o crescimento de forma contínua e sustentável. Mas, por outro lado, a falta de controle de alguma atividade financeira pode acarretar prejuízos desnecessários. Por isso, para ter sucesso no negócio é imprescindível que o empreendedor esteja preparado para lidar com todos os processos de gestão financeira e, caso não esteja, é melhor se capacitar para desenvolver as habilidades necessárias.


Se você sente que não está preparada para administrar a sua empresa, se precisa conhecer mais sobre gestão financeira para empreendedores ou se deseja começar o seu negócio do zero, eu posso ser a sua mentora e te ajudar nessa jornada. Nós vamos fazer o planejamento orçamentário e traçar estratégias que te possibilitem conquistar o faturamento esperado e aumentar os seus lucros. Não espere mais, vem comigo!


Redação: @_intertexto

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo