COMO PREVER E EVITAR A QUEDA DE FATURAMENTO


Adriana Marinho



O mundo do empreendedorismo é feito de altos e baixos, de planejamentos e imprevistos. Quem é o gestor do próprio negócio deve ter controle de todos os processos que acontecem na sua empresa, deve também ter o olhar apurado para analisar as informações de que dispõe e tomar as providências necessárias em cada caso, especialmente quando o objetivo é evitar a queda de faturamento. Neste artigo, compartilho um caso pessoal que pode servir de alerta para outros empreendedores.


No início do mês de junho fui informada de que a minha empresa perderia dois importantes contratos. Uma das empresas que atendemos irá encerrar as atividades em julho e a outra irá mudar de endereço em agosto. Essa informação me deu um sinal de alerta: preciso conquistar novos clientes e, tão urgente quanto isso, preciso evitar a queda de faturamento nos próximos meses.


Para evitar a baixa já prevista, decidi voltar a colocar a mão na massa. Mas o que isso significa? Significa que meu marido, que é meu sócio, e eu vamos voltar a trabalhar nas pontas, atendendo diretamente os nossos clientes na realização dos serviços que a nossa empresa presta. De imediato, já poderemos recuperar de 60% a 70% do faturamento, que corresponde ao valor das despesas que temos ao terceirizar a mão de obra. Ou seja, quando colocamos a mão na massa, alcançamos 100% de lucro.


Essa manobra é muito importante para a empresa, pois é uma forma de fazer a reserva necessária para passar pelo período de baixa produtividade. Paralelo a isso, outra atividade importante é angariar novos clientes, divulgar a empresa e usar das estratégias disponíveis para esse fim.


Prever a queda de faturamento e agir imediatamente para minimizar os danos é fundamental para manter a saúde financeira da empresa. No meu caso, decidi voltar à mão de obra para diminuir os gastos e aumentar os lucros, e não me envergonho disso. O serviço que ofereço é o que tem sustentado a minha empresa e a minha família há mais de 3 anos e colocar a mão na massa me enche de orgulho, sobretudo porque sei que a minha empresa Fast Cleaning é referência pela excelência dos serviços que prestamos.


Redação: @_intertexto

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo