DICA DE EMPREENDEDORISMO: PROFISSIONAIS ON-LINE



Adriana Marinho


A pandemia veio inesperadamente e paralisou grande parte das atividades econômicas ao redor do mundo. Para escapar da crise, mesmo com tantos desafios e incertezas, muitos profissionais tiveram que adaptar o seu trabalho e investir no universo on-line. O bom é que a fórmula deu certo para muita gente!


Muitos profissionais tiveram que se adequar ao home-office, mas nem todo mundo estava preparado para isso. Porém, a internet atualmente traz muito conteúdo gratuito e dá para aprender o que ainda não sabe. O conhecimento está disponível e tem fácil acesso, basta fazer algumas pesquisas, assistir a alguns vídeos e ler tutoriais para conseguir a capacitação necessária para começar a arriscar coisas novas.


O empreendedorismo digital cresceu assim, em meio à crise, e veio para ficar. Por isso, vale ressaltar a dica: seja um profissional on-line. Engana-se quem pensa que esse tipo de trabalho é limitado, pois ele pode ser realizado em diferentes atividades. Se por um lado todo trabalho exige um determinado conhecimento, por outro lado todo conhecimento pode ser compartilhado. Para isso, basta ter uma câmera, que pode ser a do celular ou do computador, e se servir de uma rede de internet.


Para ensinar é preciso se preparar. É importante identificar o público com que se pretende trabalhar, listar o conteúdo que se quer passar, fazer um roteiro para cada aula e treinar a desenvoltura para falar sobre o assunto que será tratado. Há pessoas interessadas em todo tipo de aula, desde as mais simples até as mais complexas. Você pode ensinar a plantar uma hortaliça, a consertar um encanamento, a fazer uma instalação elétrica, a fazer artesanato, a cozinhar; ensinar um idioma, a tocar um instrumento musical, a desenhar; pode orientar exercícios de yoga ou fazer consultorias jurídicas, financeiras, de moda; pode realizar atendimentos psicológicos, de fisioterapia, de quase tudo!


Diversas atividades parecem não se enquadrar nesse estilo de trabalho, mas com boa vontade e otimismo, tudo pode ser adaptado. Entre erros e acertos, arriscar é sempre melhor que estagnar. Por isso, mesmo que uma nova atividade seja desafiadora, você deve se encorajar, se capacitar e se jogar, mostrar o seu serviço. O empreendedorismo no universo digital veio para ficar, assim como o mundo dos profissionais on-line, e quem se adaptar a isso terá sempre mais oportunidades.

Se você tem vontade de empreender ou se ficou interessado nesse tipo de trabalho, acesse o meu site para fazer o seu cadastro e receber mais dicas de empreendedorismo. Conheça também os meus e-books e projetos de mentoria e empreendedorismo para mulheres. Eu posso te ajudar a alavancar o seu negócio. Vem comigo!



Redação: Intertexto

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo