EU ACREDITO EM VOCÊ: A HISTÓRIA DE SUCESSO DO CRIADOR DO CHINA IN BOX

Adriana Marinho

A trajetória de vida e de trabalho de Robinson Shiba, o fundador do China in Box, é uma das histórias de superação que me inspiram. O China in Box é hoje a maior rede delivery de comida chinesa no Brasil, fruto de um investimento que teve início em 1992, no estado de São Paulo. Para superar os desafios, Shiba arriscou muito e teve o apoio da família e de muitos amigos, que acreditaram no seu sonho e no seu potencial.


Shiba nasceu na cidade de Maringá, Paraná, neto de japoneses imigrantes, filho de pai dentista e mãe dona de casa. Aos 3 anos de idade mudou-se para São Paulo, onde os avós tinham uma loja de materiais de construção. Morando com a família nos fundos da loja, o menino foi educado com a disciplina japonesa e ajudava o pai e os avós com os serviços da loja.

Inspirado no pai, que conciliava as rotinas da loja com o consultório, Shiba decidiu estudar odontologia. Aos 20 anos de idade, antes de se formar, ele viajou aos Estados Unidos para fazer um intercâmbio e aprender inglês. Logo nos primeiros dias ele foi assaltado e perdeu todo o dinheiro que tinha. Esse acontecimento daria acesso à maior oportunidade da sua vida: conhecer o sistema de fast-food de comida chinesa.


Sem dinheiro Shiba voltaria para casa, mas seu pai o incentivou a ficar e aproveitar aquela oportunidade no exterior. Ele então conseguiu um emprego, trabalhou em restaurantes como lavador de pratos e entregador, e teve o primeiro contato com a comida chinesa em formato fast-food. Achando interessante servirem comida diferenciada e barata em caixinhas, pensou em levar a ideia para o Brasil, onde os serviços de delivery, na época, só entregavam pizzas.


De volta a São Paulo, contou ao pai sobre a sua ideia de abrir um negócio para vender comida chinesa. O pai o apoiou, mas a família não tinha dinheiro para investir. Então Shiba adiou os seus projetos, concluiu seus estudos e foi trabalhar como dentista, mas sempre com o China in Box em mente.


Em 1992 o pai de Shiba vendeu um apartamento e entregou o dinheiro nas mãos do filho para ajudar a montar o negócio, e disse: “eu acredito em você”. Shiba vendeu 2 dos 3 consultórios que tinha, juntou os recursos e abriu sua primeira loja. No início de 1994 tinha 6 lojas, mas expandiu para o sistema de franquias e nesse mesmo ano vendeu mais 35 lojas. No fim de 1995 já tinha mais de 70 unidades e o desafio de administrá-las.


Shiba criou também o Gendai, fast-food de comida japonesa, ambos do seu grupo Trend-Foods, que conta com mais de 220 lojas, 4500 funcionários e faturamento de 300 milhões de reais. Para o empresário, seu sucesso foi determinado porque todos acreditaram no seu sonho, desde seu pai até seus funcionários e depois os franqueados. A relação de confiança foi estabelecida, e o contato “olho no olho” nunca se perdeu.


Além dessa história de superação, Robinson Shiba vem superando um grave acidente de moto que sofreu em 2019. Depois de ser desenganado pelos médicos, o empresário ficou em estado de coma por mais de 1 mês, mas recebeu alta do hospital depois de ficar 2 anos internado. Ele ainda tem limitações físicas, mas já está de volta às redes sociais e está disposto a se superar mais uma vez. Essa história me inspira, por isso sigo os ensinamentos de Shiba: sonhar, trabalhar, aprender e acreditar. Sempre.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo