GESTÃO FINANCEIRA É UMA QUESTÃO DE OLHAR ESTRATÉGICO


Adriana Marinho


Muito se fala da importância da gestão financeira em uma empresa. Quem acompanha o meu blog e leu os meus últimos artigos já sabe como gerir a parte financeira do seu negócio e as atitudes que se deve evitar para preservar a saúde financeira da sua empresa. Planejar e controlar os recursos financeiros é o que permite traçar estratégias para lucrar ainda mais com o seu trabalho, mas nem todo mundo sabe como fazer isso.


Todos os setores do empreendimento são diretamente influenciados pela gestão financeira, pois nada pode ser feito sem dinheiro. A aplicação adequada de recursos é o que permite a geração de lucros, por isso é uma atividade estratégica. Mas se houver falhas ao estabelecer os processos, falhas na análise dos resultados, perda de informações ou planejamento ineficaz, é impossível traçar qualquer estratégia para gerar lucro.


O preço que se paga por cometer esses erros é ter uma empresa desestruturada, que acumula prejuízos por não gerenciar os riscos corretamente. Isso aumenta os custos gerais, reduz a competitividade no mercado e leva à perda de oportunidades de negócios. Esse cenário pode ser evitado quando o empreendedor adota boas práticas de gerenciamento financeiro, tais como:


- Planejamento: ação que verifica a situação real da empresa, avalia o que é necessário ajustar, determina os objetivos e define os meios para alcançar as metas.


- Liderança: é exercida pela pessoa que executa as ações que foram definidas no planejamento, responsável também por orientar outros colaboradores da empresa para que todas as funções sejam cumpridas conforme as determinações.


- Comunicação: é o que favorece a integração entre as partes da empresa e, por isso, deve ser clara, objetiva e constante durante todo o processo de execução dos trabalhos, favorecendo a interlocução entre todos os setores.


- Controle: ação de verificar todos os processos para avaliar a forma como estão sendo executados, a fim de evitar erros, retrabalhos e despesas extras.


- Avaliação: atividade realizada para observar os resultados apontados pelos indicadores da empresa, com o objetivo de analisar se o planejamento realizado e a execução dos processos foram eficazes para alcançar as metas projetadas.


Essas práticas de gerenciamento permitem que sejam traçadas estratégias para que o negócio funcione para gerar lucros, e não prejuízos. Se você ainda fica inseguro com todo esse processo de organização, eu posso te ajudar! Nós vamos alinhar cada etapa da gestão financeira ao seu tipo de negócio, de modo que você possa lucrar e crescer cada vez mais. Entre em contato comigo pelos canais disponíveis no meu site para mais informações.


Redação: @_intertexto

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo