Mães empreendedoras

Adriana Marinho




A maternidade é uma experiência que só quem vive pode calcular a sua dimensão. É um misto de ansiedade, entusiasmo, estresse, cuidado, amor, intuição, dedicação e aprendizado. Embora muitas mães compartilhem as suas vivências, não existe uma fórmula de sucesso para a maternidade, pois é uma experiência única para cada mulher. O interessante é o modo como a mãe se movimenta para oferecer o melhor para seu filho e a maneira como ela se desdobra para ser eficiente em todos os sentidos. Mães são empreendedoras natas e muitas nem sabem!

Todo ser humano desempenha diferentes papéis em sua vida. Muitos de nós somos filhos, pais, amigos, profissionais, estudantes e exercemos tantas outras atividades que fica quase impossível listar. Sem querer desmerecer ninguém, o papel de mãe tem um valor singular. Quando se torna mãe, institivamente a mulher se mobiliza para tomar providências e suprir todas as necessidades do filho. Ela deixa de comprar algo para si, mas compra para o seu filho; ela divide o alimento ou até deixa de comer para que não falte aos seus, quando vê algum obstáculo, ela não mede esforços para arriscar e superá-lo; quando não encontra a oportunidade de que precisa, ocorre-lhe uma grande ideia e ela cria a sua própria oportunidade.

Mãe não tem medo do imprevisto; desde que começa a gerar no ventre uma vida já põe a confiança e o otimismo em evidência. Ela traz consigo muitos atributos empreendedores, não achas?! Por isso, não é raro encontrarmos mães que optam por empreender, pois é a forma que encontram para trabalhar, prover o sustento de sua família, zelar pelo seu lar e ficar perto dos seus filhos para garantir-lhes a segurança de um crescimento saudável e rico em aprendizado e amor.

Conheço mulheres incríveis que se tornaram pessoas ainda mais admiráveis depois da maternidade. São mães que se desdobram entre o cuidado dos filhos, a atenção aos pais, as rotinas da casa (compras, arrumação, limpeza, refeições, etc.), a vida social e o trabalho de empreendedorismo. Muitas passam a trabalhar em casa, a produzir produtos manufaturados, a realizar vendas online, a exercer diferentes atividades em home office, a dar aulas particulares ou por videoconferência... tudo para cuidar bem de perto daquilo que têm de mais precioso: a família.

Não é nada fácil ser mãe, esposa, filha, irmã, amiga, dona de casa, profissional, tudo isso ao mesmo tempo. Às vezes até nos sentimos ineficientes, quando um desses papéis não é exercido como gostaríamos: a casa pode ficar alguns dias desarrumada, nossos pais podem sentir a nossa ausência, as crianças podem reclamar mais a nossa atenção e o marido pode ir dormir sozinho (sim, porque algumas vezes precisamos trabalhar à noite em casa também!). O fato é que mães são uma grande fonte de ideias e não há obstáculos que elas não possam superar. Além das soluções que elas têm para tudo, são fortes, corajosas, otimistas, doces, pacientes, zelosas, valentes e, por tudo isso, são empreendedoras por natureza. Mães empreendedoras são uma inspiração!

Redação: Intertexto

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo