“NAVEGAR É PRECISO”, ORIENTAR-SE TAMBÉM


Adriana Marinho

O empreendedorismo diz respeito a uma tendência, disposição ou inquietude que move pessoas em direção à realização de algum ideal. Há nos empreendedores o ímpeto de arriscar-se e de lançar-se em projetos desafiadores, o que muitas vezes é mal compreendido por quem depende de condições muito estáveis para executar alguma tarefa. Para aqueles seres tão corajosos e dinâmicos, “navegar é preciso”, quase que a qualquer custo, ainda que o mar dos negócios seja pouco conhecido. No entanto, a prudência é uma virtude que não pode faltar aos empreendedores, mesmo àqueles mais audaciosos.

Quando estamos a colocar em prática algum projeto ou novo negócio, é necessário buscar orientação com quem já possui alguma experiência no ramo em que pretendemos atuar. Essa orientação não é tão onerosa quanto pode parecer, mas é extremante econômica quando entendemos que a experiência de outras pessoas pode reduzir os nossos erros. Insistir em processos que não resultam como gostaríamos consome tanto o nosso tempo quanto o nosso dinheiro, além de doses consideráveis de energia. Por experiência própria, posso afirmar que empreendedores são movidos por bons resultados e não estão dispostos a perder nem uma coisa, nem outra: nem tempo, nem dinheiro.

Apesar das características de ousadia e coragem inerentes aos empreendedores, a insegurança também pode vir à tona em alguns momentos. Mesmo pessoas que já possuem um negócio mais ou menos estável no mercado podem estar a cometer alguma falha que impede o seu crescimento a conquista de melhores resultados. Portanto, buscar orientação para continuar a explorar o seu negócio ou para iniciar suas atividades é fundamental para todos os empreendedores dispostos a navegar em direção ao sucesso.

Atualmente, há no mundo dos negócios pessoas muito experientes e dispostas a compartilharem o que já aprenderam. São os consultores e mentores de empreendedorismo, profissionais especializados em investigar, identificar problemas e propor soluções para negócios de diferentes ramos de atividades. As orientações do consultor de empreendedorismo têm o objetivo de optimizar o trabalho de empresas e favorecer a eficiência e lucratividade do negócio. Assim, os serviços de consultoria e mentoria podem ajudar a iluminar os caminhos obscuros do mercado e levar empreendedores iniciantes e veteranos a vencerem seus desafios para alcançarem o crescimento saudável do seu negócio.

De empreendedorismo eu entendo! Já corri muitos riscos, já perdi dinheiro, tempo, energia, mas já ganhei muito aprendizado. Hoje reconheço que até os valentes precisam de ajuda e que mesmo os ousados podem fracassar. A humildade é um grande valor no empreendedorismo, pois com ela podemos perceber as nossas limitações buscar o auxílio de pessoas mais experientes. Estou sempre a buscar orientações para não fracassar nos meus negócios e agora divido a minha experiência com aqueles que precisam.

Nós, empreendedores, temos a inquietude que nos move em direção aos desafios dos negócios: este é o mar em que gostamos de navegar! Mas sabemos que não podemos sair sem a bússola. Para nós, “navegar é preciso”, chega a ser vital, mas sem orientação não dá! Se tu precisas de uma bússola, posso ajudar-te a encontrar o teu caminho através do trabalho de consultoria ou mentoria em empreendedorismo. Navega pelo meu blog e entra em contacto (+351 936 066 789), ou clica aqui para contactar-me por meio das redes sociais. Será um prazer ajudar-te a navegar!

Redação: Intertexto

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo