O PAPEL DOS EMPREENDEDORES BRASILEIROS NA ECONOMIA DE PORTUGAL


Adriana Marinho



Portugal tem sido um dos principais países procurados por brasileiros para viver. Pesquisas indicam que o número de imigrantes cresceu consideravelmente nos últimos 5 anos, o que influenciou também o aumento de investimentos feitos por brasileiros no país europeu. Alguns setores se destacam como os mais favoráveis aos novos negócios, assim como algumas cidades se revelam mais receptivas aos empreendimentos. Mas de que forma isso impacta na economia do país?


A migração para Portugal tem como principais motivações fatores como o idioma, a segurança e a educação. Para quem tem o desejo de empreender, outro fator conta muito: investidores estrangeiros têm apoio do governo português, que facilita a abertura de empresas com o intuito de promover o restabelecimento da economia sofreu abalos com a crise de 2008. Se de um lado há um país receptivo, de outro lado há empreendedores dispostos a realizar os seus sonhos em terras lusitanas.


Os brasileiros têm levado consigo não só os seus sonhos, mas toda a bagagem de conhecimentos e experiências que acumularam na sua terra natal. Ao chegar a Portugal, os empreendedores mostram-se diversificados em suas atividades e com muita disposição para o trabalho. Entre os setores que têm maior procura por investidores brasileiros estão os de turismo e gastronomia, seguidos dos setores de termodinâmica, tecnologia e inovação.


É viável empreender em Portugal? Como vivo e empreendo em Portugal, sempre ouço essa pergunta. E a resposta é sim, desde que se faça uma boa análise de mercado, que se tenha um bom planejamento e algum capital inicial para o investimento (o ideal é ter de 2 a 5 mil euros, no mínimo). Todo negócio apresenta riscos, portanto, para evitar prejuízos, é bom avaliar o mercado pretendido, a cidade escolhida, o público local e também questões de sazonalidade.


Os empreendedores brasileiros são bem-vindos em Portugal. Há no país o programa Portugal 2020, que recebe cerca de 25 milhões de euros para incentivar a instalação de empresas e indústrias no país. Isso faz parte de um acordo com fundos de investimentos da União Europeia que tem o objetivo de promover a recuperação da economia portuguesa, o que tem acontecido de forma consistente graças aos empreendedores.


Se você tem o desejo de empreender em Portugal, acesse o meu site e entre em contato comigo. Eu te ajudo a começar o seu negócio do zero ou alavancar a expansão do seu empreendimento. Acesse www.adrianamarinho.com e vem comigo!

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo