PLANEJAMENTO E RESULTADOS: COMO MANTER A COERÊNCIA?

Adriana Marinho

O planejamento é essencial a qualquer tipo de negócio. Ele nos ajuda a organizar as tarefas, nos orienta quanto às providências a tomar e nos ajuda a prever o tempo e o

investimento que cada etapa de execução de um projeto irá demandar. Mas... o que fazer quando um planejamento não dá certo? Nesse caso, o mais importante é não entrar em desespero!

É certo que o detalhamento dos projetos e as perspectivas de lucro são bons indicadores para o empreendedor. Porém, existem variáveis que podem influenciar os resultados tanto de forma positiva quanto negativa. É preciso estar preparado para reagir e aprender com qualquer situação que se apresente.


Por exemplo: quem tem uma carteira de clientes e cria projeções de lucro com base nisso, ou quem faz investimentos em recursos materiais ou pessoais com base nos últimos índices de crescimento sem observar a oscilação natural do mercado, pode ter as expectativas frustradas caso um ou alguns clientes dispensem os serviços contratados.


Todo negócio tem seus momentos altos e baixos. Por isso, não devemos ser ingênuos e confiar na aparente estabilidade da economia. É imprescindível que o empreendedor esteja sempre atento a todas as movimentações para que possa buscar novas táticas, a fim de não permitir que as variáveis externas prejudiquem a saúde financeira da empresa, tampouco a qualidade dos serviços prestados.


Quando fatores externos interferirem nos resultados, não devemos nos conformar. O ideal é fazer uma avaliação do planejamento inicial, identificar quais são os pontos falhos, retomar as nossas metas e agir para alcançá-las.


A ingenuidade, o conformismo e estagnação não estão relacionados ao empreendedorismo. Os sonhos nos motivam e os desafios nos colocam em ação. O planejamento nos traz certa segurança, mas os erros nos trazem aprendizados. O olhar atento a todas as situações e a atitude precisa é que favorecem a coerência entre planejamento e resultados.






Redação: Intertexto

81 visualizações7 comentários

Posts recentes

Ver tudo